SECRETARIA DE SAÚDE ADOTA PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PARA ATENDIMENTOS NA UBS

No mês de março de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde passou a adotar a classificação de risco aos pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde. Este formato de acolhimento é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos atendimentos, para serem realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente.

A iniciativa visa promover um atendimento com mais qualidade, organizado e humanizado, com definição de prioridades, diferente do sistema atual com atendimentos por ordem de chegada. A classificação já prevê também os grupos prioritários.

Como irá funcionar?

Após realizado o acolhimento e registro do nome do paciente na recepção, o paciente será triado e classificado o mais breve possível pela enfermeira, profissional habilitada para classificar as prioridades conforme a sua urgência e o protocolo de classificação estabelecido.

Após a triagem realizada pela profissional, o paciente saberá qual foi sua classificação. E aguardará o atendimento de acordo com seu caso.

Para que esse novo formato funcione é importante a conscientização de toda a população, por isso, neste primeiro momento estamos realizando a divulgação e a implantação da classificação será feita aos poucos, para que ocorra adaptações do novo sistema de atendimento.

Contamos com a compreensão de todos.