Famílias do Assentamento aprendem a produzir derivados do leite em mais uma capacitação gratuita

Um grupo de moradores e produtores do Assentamento Dênis Gonçalves (Santana) formou o público-alvo da 27ª capacitação realizada no município em menos de três anos. Foi realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, o Curso de Derivados do Leite – Básico.

A inscrições não foram divulgadas, já que o atendimento foi direcionado a famílias do Assentamento. Qualquer pessoa interessada pode comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sugerir temas para a realização de cursos na cidade.

Focado produção de manteiga, queijo e outros derivados do leite, o curso foi aconteceu no Refeitório Paroquial, com aulas coordenadas por instrutora capacitada Foi mais uma promoção viabilizada pela parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Novo e a Prefeitura de Goianá.

As outras duas capacitações realizadas em 2019 foram oss cursos de Apicultura: Produção de Geleia e Rainha e Produção Artesanal de Doces em Compotas e Cristalizados. A relação de 2018 inclui os cursos de Produção Artesanal de Alimentos, Operação e Manutenção de Trator, de Operação e Manutenção de Motosserra e Roçadeira, de Produção de Própolis, de Áreas Degradadas, de Manutenção e Operação de Trator Agrícola, de Defumado Suíno, de Trabalhadores Florestais Polivalentes/Recuperação e Proteção de Nascentes, de Apicultura (1ª e 2ª edições), de Cuidador de Idosos (1ª e 2ª edições), de Doce de Leite (2ª edição), de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (2ª edição), de Fabricação de Cachaça e de Fibras Naturais Flexíveis.

Já em 2017 foram oferecidos os cursos de Fabricação de Picles, de Doce de Leite (1ª edição), de Aparação de Cascos e Ferrageamento, de Prevenção de Acidentes, de Móveis em Bambu, de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas (1ª edição), de Produção Artesanal de Alimentos e de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins.