A vigilância epidemiológica busca conhecer o contexto das violências e favorecer a construção de políticas utilizando as bases de dados dos sistemas de informação, para avaliar o cenário da violência, com o objetivo de subsidiar ações e parcerias oportunas e eficazes na prevenção de novos episódios de violência.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), violência é o uso da força física ou do poder, real ou/em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
Em situação de violência é importante e necessária a realização da notificação, obtendo dados que possibilitem maior compreensão dos tipos de violências ocorridas e a poder promover a realização de ações para as prevenções de saúde e promoções dos agravos. Os tipos de violências notificados em Goianá foram 37 casos de violência física, 21 casos de violência psicológica/moral, cinco casos de violência sexual e dois casos de tortura.
Acesse AQUI o artigo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goianá e conheça mais informações.