Prefeitura de Goianá participa de 4º Fórum Brasileiro de ZPEs

Representantes da Prefeitura Municipal de Goianá participaram, nos dias 14 e 15 de feverereiro, do 4º Fórum Brasileiro de ZPEs. O evento aconteceu no Piauí e contou com a participação de autoridades governamentais, experientes executivos e renomados especialistas, nacionais e estrangeiros, em ZPEs e mecanismos similares.

Entenda o que é uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação):
É um distrito industrial onde empresas nele localizadas, operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não obrigatoriedade de converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e gozam de procedimentos administrativos simplificados.

Durante o evento, foi inaugurada a ZPE Parnaíba-PI. Os participantes do fórum tiveram a oportunidade de conhecer presencialmente a Zona de Processamento de Exportação mais moderna do Brasil. De acordo com o Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, uma única empresa interessada em se instalar nesta ZPE, indicaria um total de 3 mil vagas de emprego para a região de Parnaíba.

Existe um movimento na região de pessoas abnegadas com pretensão de criar a “ZPE Zona da Mata”. Juntamente com o município Rio Novo, foram dados os primeiros passos nessa direção.

Goianá manifesta grande desejo e disposição em somar forças aos nossos vizinhos nessa empreitada. O anseio é para que este empreendimento seja instalado dentro do sítio aeroportuário do IZA, abrangendo toda a região localizada num raio de 30 km, com os mesmos benefícios fiscais e trazendo muitos impactos positivos para a nossa cidade e Zona da Mata Mineira.