Para aliviar custos, Saúde incentiva uso do Programa Farmácia Popular em Goianá

A Secretaria de Saúde de Goianá está orientando os pacientes que fazem uso de medicamentos previstos no Programa Farmácia Popular para que procurem diretamente a drogaria credenciada na cidade para receber gratuitamente os remédios. Os itens não serão mais fornecidos na farmácia da UBS.

A medida está sendo adotada porque o Município tem sido obrigado a adquirir ítens de uso contínuo e todos os medicamentos de responsabilidade do Estado, que não estão sendo entregues devido à grave crise financeira vivida pelo governo estadual.

“Nosso custo mensal com a aquisição de medicamentos é de aproximadamente R$ 18 mil reais. Mais da metade desse valor se refere a medicamentos que são de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Programa Farmácia Popular”, explica Lúcio Alvim, Secretário de Saúde.

A expectativa é que a medida dê um fôlego para que o Município continue suprindo os itens da cesta básica e, ainda, fornecendo itens de uso contínuo, geralmente de alto custo. Lúcio lembra que os pacientes não serão prejudicados. “O fornecimento dos itens de responsabilidade do Governo Federal seguirá normalmente na drogaria da cidade conveniada ao Programa Farmácia Popular.”

Além das informações prestadas pelos profissionais de Saúde, a campanha de esclarecimento inclui ampla divulgação nas redes sociais e por meio de cartazes afixados nas unidades de Saúde, escolas e outros locais públicos.