Goianá implanta serviço para acolher crianças e adolescentes sob medida protetiva

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para a implantação do Serviço de Família Acolhedora no Município de Goianá. O projeto é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social que estejam afastados da família de origem por força de medida protetiva imposta pelo Judiciário.

As inscrições podem ser feitas por prazo indeterminado na Secretaria de Promoção Social, que fica na sede da Prefeitura. As famílias interessadas deverão entregar a ficha devidamente preenchida e a documentação prevista no edital. Outra exigência é que as famílias atendam aos requisitos exigidos.

Veja o Edital

A lei fixa em um salário mínimo mensal por criança ou adolescente, o subsídio repassado às famílias acolhedoras durante o período de acolhimento. Pago pelo Município, o valor visa compensar as despesas da família acolhedora decorrentes do atendimento às necessidades básicas da criança ou adolescente acolhido.

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira compreende a análise da documentação para verificar a procedência e o cumprimento dos critérios estabelecidos no edital. Já a segunda fase envolve um estudo psicossocial da família interessada por meio de visitas domiciliares, entrevistas, contatos colaterais e observação das relações familiares e comunitárias.

Os casos de acolhimento e reintegração familiar serão devidamente acompanhados pela Secretaria de Promoção Social e uma equipe técnica específica. O controle inclui ações como a capacitação das famílias selecionadas para receber as crianças e adolescentes; realização de vistas domiciliares; atendimentos psicológicos e atenção específica às famílias de origem.