Diante de risco no país, Saúde redobra atenção contra o sarampo; pais devem levar filhos para vacinar

Com estoque de vacinas em dia e profissionais bem preparados, a Saúde de Goianá está seguindo devidamente as orientações nacionais para proteger a população do sarampo. Erradicada na maior parte do país, a doença voltou a mostrar força novamente, com aumento de casos e risco de surto em várias regiões.

Uma das recomendações que o PSF vem adotando ao pé da letra é a vacinação de crianças com idades entre 6 meses e 1 ano de vida. O grupo passou a ser prioritário devido ao crescimento da incidência da doença combinado com o risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pela doença nessa faixa de idade.

Nas demais faixas etárias segue a rotina intensificada, com verificação do cartão de vacina e atualização segundo o esquema abaixo:

  • Pessoas com idades entre 1 ano e 29 anos: 2 doses de vacina que contenha o componente do sarampo comprovado em cartão de vacina.
  • Pessoas com idades entre 30 e 49 anos: 1 dose de vacina que contenha o componente do sarampo comprovado em cartão de vacina.

Para os pais, a orientação do PSF é que levem seus filhos para receber a dose da vacina tríplice viral. Outra orientação é que a população até 49 anos procure o PSF para verificar a situação vacinal para manter a proteção em dia.