“Cultivando Água”: programa vai garantir proteção ambiental e maior produtividade nas propriedades rurais

Solução para poupar um recurso natural indispensável para a agricultura e para a vida na Terra. Isso é o que pretende o Programa Cultivando Água, que a Prefeitura está lançando, em mais uma ação para beneficiar os produtores rurais do município. A iniciativa consiste na construção de barraginhas e caixas de contenção para coletar a água das chuvas, controlando a erosão e garantindo a recarga hídrica nos pontos de cultivo. As inscrições para o projeto começam na próxima segunda-feira, dia 15 de julho.

Para se cadastrar, os interessados deverão se dirigir à Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anexa ao Centro Cultural. O atendimento será feito de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e de 12h às 16h.  O interessado terá que levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de que reside na propriedade. Caso more na área urbana, o comprovante de residência também deverá ser apresentado.

Será exigida, ainda, a documentação que comprove a posse da terra, podendo ser a certidão atualizada do imóvel emitida pelo cartório, o contrato de compra e venda registrado e ou o CCU, no caso de produtores do Assentamento Dênis Gonçalves. A inscrição deverá ser feita pelo proprietário do imóvel ou pessoa autorizada, munida de procuração com firma reconhecida.

Em datas agendadas, os produtores inscritos vão receber a visita de técnicos do IEF e da Emater para demarcação das barraginhas e caixas de contenção nas propriedades. A realização dos trabalhos com máquina cedida pela Prefeitura vai obedecer à ordem de inscrição, à vistoria dos profissionais e à proximidade das propriedades, conforme cronograma montado para os serviços.