Classe artística de Goianá já pode se inscrever no Edital Estadual “Arte Salva”

Artistas, produtores e empreendedores culturais de Goianá devem ficar atentos. O Fundo Estadual de Cultura vai destinar R$ 2,5 milhões para a execução de projetos artísticos e culturais de artistas independentes, bandas, profissionais do circo e demais realizadores que compõem a cadeia cultural em Minas Gerais.

Em condições financeiras desfavoráveis no momento, os municípios têm esperado ações efetivas da União e dos Estados para o socorro da classe artística, que foi a primeira a paralisar suas atividades em virtude da pandemia.

Inscrições vão até o dia 22 de junho

Por meio desse edital, serão contemplados 1.315 projetos, que receberão um aporte no valor de R$ 1.900 cada para a realização e execução de vídeos de expressão artístico-cultural a serem transmitidos em ambiente digital. Serão contemplados projetos em diferentes linguagens, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, patrimônio, literatura e áreas culturais integradas. As inscrições podem ser feitas até 22 de junho. Acesse o edital em: http://www.cultura.mg.gov.br/gestor-cultural/fomento/fundo-estadual-de-cultura.

Sobre o edital

Os interessados no Edital ‘Arte Salva’ – Fundo Estadual de Cultura devem inscrever seus projetos por meio da Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura, disponível neste link http://200.198.28.211/incentivo/. Será necessário fazer um primeiro cadastro na plataforma até o dia 12 de junho e, em seguida, cumprir as etapas de cadastramento específicas, bem como preenchimento de dados e o envio digital de documentos obrigatórios.

Os projetos devem obedecer a critérios específicos para habilitação, sendo classificados em duas categorias distintas, de acordo com a proposta apresentada pelo proponente. Na Categoria 1, dos vídeos de expressão artístico-cultural, o edital contempla artistas que pretendem produzir e transmitir vídeo inédito que contenha performance ou manifestação artístico-cultural executada individualmente pelo proponente.

Já a Categoria 2 é destinada, principalmente, aos produtores, gestores ou técnicos. Ela contempla a produção e transmissão de vídeo inédito que contenha curso, formação, capacitação ou qualificação executada individualmente pelo proponente.

Critérios Técnicos

O material audiovisual deve seguir alguns critérios técnicos para ser habilitado. Em ambas as categorias, os vídeos deverão ser produzidos individualmente e ter resolução de pelo menos 1280×720, para vídeos com proporção 16:9; de pelo menos 640×480, para vídeos com proporção 4:3; e não devem incluir barras horizontais nem verticais.

A taxa de bits de áudio recomendável é 128 kbps ou superior, não podendo ser inferior a 64 kbps. Além disso, os vídeos devem ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 20.

Em ambas as categorias, o local de produção, a estrutura e a tecnologia de execução deverão ser providenciados pelo proponente, devendo ser observadas, obrigatoriamente, as medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Os projetos aprovados deverão, após a execução, ser disponibilizados em ambiente digital próprio, como redes sociais, plataformas de reprodução de vídeo ou site específico.

Fonte: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/510-edital-arte-salva-da-secult-vai-destinar-r-2-5-milhoes-para-a-execucao-de-projetos-artisticos-e-culturais