Campanha lançou luzes sobre trabalho pelo meio ambiente em Goianá

Com a Campanha “Em Goianá sempre é dia de meio ambiente”, a Prefeitura conferiu a devida visibilidade às ações desenvolvidas Prefeitura, desde 2017, em defesa da vida e dos recursos naturais. Na semana de 1º a 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, posts foram publicados nas redes sociais do Município, valorizando os principais projetos implantados pelo setor.

Campanha de Recolhimento de Óleo de Fritura

Lançada em junho de 2018, iniciativa já coletou 1.200 litros do produto. Quem leva o óleo para descarte recebe em troca produtos de limpeza como detergente, sabão em pó e desinfetante. A iniciativa conta com a parceria da empresa Garra Subprodutos. É descarte ambientalmente correto para o produto, cujo litro pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

Programa “Verde que te quero ver-te”

Projeto inclui o plantio de árvores nativas e frutíferas em áreas de Preservação Ambiental – APP’s. Significa uma medida compensatória exigida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente quando é autorizado o corte de árvores em áreas urbanas. Contando com a participação de estudantes, o projeto reforça, na prática, a consciência e a preservação do meio ambiente.

Distribuição de Ecocopos aos servidores municipais

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Goianá distribuiu Ecocopos para todos os funcionários públicos municipais. A medida visa diminuir o consumo de água e o uso de copos descartáveis nas repartições públicas. Em tempos de pandemia, os Ecocopos ainda têm a função de evitar a proliferação e transmissão da Covid 19. Além do caráter ambiental, a ação tem importância protetiva e econômica.

Programa Recolhimento de Lixo Eletrônico

Lançado em abril de 2017, projeto já coletou mais de 4 toneladas desse tipo material, em parceria com a empresa e-Ambiental, que recebe e dá destinação adequada aos resíduos. Para reforçar a iniciativa, a Prefeitura instalou 20 ecopontos em prédios públicos, escolas, estabelecimentos comerciais e locais de grande fluxo de pessoas, facilitando o descarte dos materiais.

Em defesa da água e da vida

Goianá integra os esforços pela preservação de nossos rios e mananciais, imprescindíveis para o equilíbrio ambiental. Prova disso é a participação ativa de Goianá na AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e no COMPÉ (Comitê dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé). As duas entidades têm como foco a gestão eficiente dos recursos hídricos com programas e projetos para a melhoria da qualidade e da quantidade da água.